Cisjordânia-ISL - O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena - PP, deixou Israel com direção a Jordânia para retornar ao Brasil, na manhã desta segunda-feira (16). A informação é do deputado federal Mersinho Lucena - PP, filho de Cícero.
Mersinho relatou que a operação de resgate começou às 13h no horário de Israel (7h no Brasil). Foram resgatadas 12 pessoas que “se dispuseram a correr o risco da travessia”. O deputado ainda informou que está acompanhando em tempo real onde a equipe está.
Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informou que a comitiva "ultrapassou por ônibus a fronteira e está no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão avião para retorno ao Brasil".
O trajeto não tem sido divulgado, por motivos de segurança. A entidade também não divulgou a lista dos integrantes da comitiva.
Comitiva em Israel
Cícero Lucena foi para Israel com outras autoridades brasileiras, em uma visita com objetivo de explorar novas tecnologias para utilização na segurança pública. Na quinta-feira (12), ele precisou se refugiar em um abrigo na cidade, após o bombardeio a capital do Irã, Teerã.
Em vídeo publicado nas redes sociais ainda na noite de quinta-feira, Cícero Lucena disse que teve que ir duas vezes para um abrigo após algumas sirenes tocarem. “Estamos todos no alojamento da viagem, no campus universitário. Tem abrigo aqui, já fomos duas vezes para o abrigo por ter tocado a sirene de aviso. Mas, estamos no aguardo, o espaço aéreo está fechado. (Com) a embaixada já tivemos contato, a possibilidade de antecipar o retorno, mas vamos ver como isso é possível”, disse.
Cícero Lucena se refugia em abrigo após Israel atacar Irã
Cícero também explicou no vídeo que mantém contato com o presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta, para ajudar na logística da viagem de volta ao Brasil. Cícero disse que está bem e que aguarda trâmites com o Itamaraty para que possa retornar ao país. comitiva convidada para essa visita viajou para Isarael no domingo (08). A previsão de retorno estava programa para a próxima sexta-feira (20).
"Sabemos a complicação da parte das empresas aéreas, principalmente as internacionais, e a sobrecarga que vai ter no aeroporto. Por isso, solicitamos ao Brasil a possibilidade de mandar nos buscar aqui", explicou.
Autoridades brasileiras em Israel
12 políticos em Israel começaram a ser transferidos.
De acordo com Viana, ao todo, ao menos 47 representantes brasileiros estão em solo israelense (veja lista completa aqui) e o ritmo da retirada vai depender da escalada das tensões na região.
A preocupação é com os turistas. O senador diz que o grupo parlamentar Brasil Israel pediu à embaixada israelense um levantamento de quantos brasileiros estão lá com visto de turista pra se ter uma ideia de uma eventual operação de regate com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).